Tabela CBHPM

A tabela CBHPM, sigla para Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, é um documento por meio do qual estabelecem os  parâmetros para a remuneração dos diversos procedimentos desenvolvidos pelos médicos, seu objetivo é contrapor-se aos esforços das operadoras de planos de saúde no sentido de remunerar o mínimo possível pelos serviços.

No entanto, a tabela CBHPM é apenas uma referência, e ela não pode ter nenhum efeito se não for usada pelos hospitais e clínicas na hora de calcular o valor dos procedimentos.

A CBHPM define faixas de valorização dos atos médicos conforme seus portes. A lista não indica valores monetários, e sim os procedimentos, que são divididos em 14 portes, agrupados em três subportes: A, B e C.

A divisão segue alguns parâmetros:

  • a complexidade técnica;
  • o tempo de execução;
  • a atenção requerida;
  • o grau de treinamento necessário para capacitar o profissional responsável pela execução.

O cálculo da CBHPM leva em consideração alguns parâmetros, quais sejam:

  • os valores dos aportes;
  • o que é efetivamente pago ao profissional de saúde;
  • o valor da unidade de custo operacional (UCO), que remunera os aluguéis, os equipamentos;
  • a folha de pagamento.

Em toda a tabela, existem regras para cada situação. Com a leitura mais apurada e um conhecimento mais profundo, pode-se efetivar o cálculo com propriedade. A fórmula para calcular honorários médicos pela CBHPM é:

porte + custo operacional (quando houver previsão) = valor do procedimento.

As vantagens da planilha para cálculo pela CBHPM

A classificação hierarquizada exibe muitos pontos positivos. Entre os benefícios podemos citar:

  • a preservação da qualidade no atendimento médico;
  • a transparência na conduta dos profissionais da área médica;
  • a padronização das cobranças;
  • a remuneração justa para os procedimentos;
  • o valor unificado das cobranças;
  • o uso de ferramentas atuais para conquistar a remuneração adequada das operadoras.

Atualização 10ª Edição – Atualizada no mês de Abril de 2020

Comprar a Planilha no link —> https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1532851756-planilha-cbhpm-_JM

About Marcelome

Marcelo Gomes da Cruz lidera a startup que oferece uma plataforma de transformação digital para o segmento B2B (www.hifsaude.com.br) que ajuda as empresas a organizar e extrair informações valiosas de dados corporativos, além de democratizar o acesso às informações, possibilitando um ambiente de inovação e processo de tomada de decisão ágil. Sólida experiência em estratégia, desenvolvimento de negócios, startup e gestão com cerca de 25 anos de experiência ocupando posições de gestão sênior (direção, gerência) em análise e inteligência de negócio e cientista de dados em Big Data & Advanced Analytics, posições de consultoria em gestão (PwC) e cargos técnicos (Consultoria). Experiência em lançar novos produtos, serviços e unidades de negócios ligados a tecnologia da informação e saúde, prestando serviços de consultoria com entrega de projetos no Brasil, América Latina e México. Tem experiência Business Intelligence (BI), Analytics, ETL, SEO e projetos estratégicos. Head Business Analytics (BA) & Big Data na MCPartners Neste período atendeu clientes como: HIFsaúde, MCPartners, PWC Consulting, Ultragaz, Femsa Coca-Cola, Pernod Ricard, Europraxis, Telefonica, Indra, Vivo, Itaú Unibanco, Entrei.net, Voith Simens, Sonda Procwork, Credicard S/A, Novartis, Grupo SBT, Asea Brown Boveri (ABB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.