O infográfico é um recurso que traduz dados em imagens com significado. É uma maneira de compartilhar conteúdos de maneira visual e atraente.

Quando bem produzido, um infográfico vira um conteúdo memorável! O legal desse tipo de recurso é que ele pode ser criado e aplicado para qualquer tipo de negócio.

Se você tem uma confeitaria, por exemplo, você pode fazer um infográfico sobre a produção de um bolo. Se você tem uma agência de viagens, é possível ter um infográfico falando sobre um cruzeiro e por aí vai! Não limite a sua criatividade!

Muita gente acredita que, para criar infográficos, é necessário recorrer exclusivamente a um designer. Mas, para te ajudar com isso, criamos uma lista de sites nos quais você pode criar infográficos mesmo que não entenda de design.

6 FERRAMENTAS GRÁTIS PARA CRIAR INFOGRÁFICOS

As ferramentas que vamos sugerir são intuitivas. Na maioria dos casos basta clicar e arrastar os conteúdos.

Após os primeiros testes, você já vai ver que é possível criar infográficos para usar em seu site.

1. CANVA

Não é a primeira vez que o Canva aparece por aqui! Esse site contém muitas ferramentas para manipulação de imagens.

Além de criar arquivos para compartilhar nas redes sociais, o Canva também tem uma opção para criar infográficos. Vale muito a pena conhecer.

2. PIKTOCHART

O PiktoChart disponibiliza, gratuitamente, 11 templates prontos para você montar infográficos.

Esses templates são totalmente personalizáveis. Você pode adicionar ou remover itens, mudar cores e incluir seus arquivos de imagem. O bom de ter esses modelos prontos é que você já encontra inspiração para fazer suas criações.

Existem outros temas disponíveis na ferramenta, mas para acessá-los, você vai precisar assinar a versão PRO

3. EASEL.LY

O Easel.ly é um site bem completo que oferece 15 temas, totalmente personalizáveis. Você pode modificar os infográficos para atender a sua demanda de maneira simples e fácil. Basta clicar, arrastar e soltar os textos e figuras para a região da imagem que você quiser.

As cores de fundo, o envio de imagens salvas no seu computador entre outras funções avançadas estão disponíveis. Basta soltar a imaginação!

4. VISME

O Visme também possui modelos prontos para você usar. O esquema é o mesmo: basta modificar os itens que você deseja e montar o infográfico de acordo com sua necessidade.

O legal desse serviço é que ele possui uma quantidade boa de fontes e de imagens estilo ícones que podem deixar seu infográfico ainda mais bacana.

5. INFOGR.AM

Quando o assunto é infográfico, o Infogr.am dá conta do recado. O grande diferencial dessa ferramenta é que ela aceita o upload de arquivos do Excel. Ou seja: você pode tabular os dados, enviar para o site e ela vai gerar um gráfico com as informações automaticamente.

São seis temas disponíveis gratuitamente para você personalizar.

6. VENNGAGE

O Venngage é um site cheio de opções para você soltar a imaginação e se arriscar no mundo do design, mesmo sem ser profissional da área.

Com ele, você pode criar infográficos completos e os resultados ficam bem bonitos.

DICAS PARA TE AJUDAR A CRIAR INFOGRÁFICOS

Você já conheceu as ferramentas gratuitas. Agora, queremos te recomendar uma sequência simples de organização para que você planeje a produção do seu infográfico:

DICA 1: CRIE UM ESBOÇO

O primeiro passo é criar um esboço com as ideias e dados que você pretende usar no infográfico. Separe essas informações (pode ser à moda antiga no papel mesmo) e comece a imaginar como o seu infográfico pode ficar.

Leve em consideração quem é a sua persona (ou seja, seu perfil de cliente ideal), porque é para ela que você vai criar esse conteúdo.

DICA 2: ORGANIZE SEU ESBOÇO

Agora que você já desenhou, riscou e rabiscou tudo o que tinha direito, passe a limpo esse esboço. A ideia é organizar as ideias que você teve no passo anterior. Nessa organização, já comece a pensar sobre o visual do infográfico.

Nessa etapa, para facilitar, vale a pena você acessar as ferramentas de criação de infográfico para tentar encontrar um template pronto que atenda a sua demanda.

DICA 3: MÃO NA MASSA

Se você encontrou um modelo de infográfico gratuito e que se encaixa bem na sua criação, perfeito! Basta começar a manipular o arquivo e criar o infográfico.

Que tal começar a arriscar essas produções para seu blog ou até mesmo na página da sua empresa? Lembre-se que todo tipo de informação pode se transformar em um infográfico.