Reforma S

Sacado
Pequena varanda. Qualquer espaço construído que faz uma saliência sobre o paramento da parede. Balcão de janela rasgada até ao chão com peitoril saliente. Ver Balcão.

Saibro
Areia grossa, encontrada em jazidas próprias, de cor avermelhada ou amarelo-escura. Pode ser usada na composição de argamassas.

Sapatas
Parte mais larga e inferior do alicerce. Há dois tipos básicos: a isolada e a corrida. A primeira é um elemento de betão de forma piramidal construído nos pontos que recebem a carga dos pilares. Como ficam isoladas, essas sapatas são interligadas pelo baldrame. Já a sapata corrida é uma pequena laje armada colocada ao longo da alvenaria que recebe o peso das paredes, distribuindo-o por uma faixa maior de terreno. Ambos os elementos são indicados para a composição de fundações assentes em terrenos firmes.

Sarrafo
Ripa de madeira, com largura entre 5 e 20 centímetros e espessura entre 0.5 e 2.5 centímetros.

Servente
Auxiliar dos profissionais que trabalham nas obras.

Seixo rolado
Pedra de formato arredondado e superfície lisa, características dadas pelas águas dos rios, de onde é retirada. Existem também seixos obtidos artificialmente, rolados em máquinas.

Sifão
Peça formada por um compartimento que retém água, encontrado na saída das bacias sanitárias, nos ralos sifonados e em caixas de inspecção nas redes de esgotos.

Silicone
Material usado na vedação, na adesão e no isolamento de qualquer superfície (cimento, vidro, azulejo, bloco, cerâmica, madeira, etc.) que exija protecção contra infiltrações de água.

Soleira
A parte inferior do vão da porta no solo. Também designa o remate na mudança de acabamento de pisos, mantendo o mesmo nível, e nas portas externas, formando um degrau na parte de fora.

Soalho
Piso de madeira de tábuas corridas.

Sótão
Divisão que surge dos desníveis do telhado no último pavimento de uma construção.

About Marcelome

Marcelo Gomes da Cruz lidera a startup que oferece uma plataforma de transformação digital para o segmento B2B (www.hifsaude.com.br) que ajuda as empresas a organizar e extrair informações valiosas de dados corporativos, além de democratizar o acesso às informações, possibilitando um ambiente de inovação e processo de tomada de decisão ágil. Sólida experiência em estratégia, desenvolvimento de negócios, startup e gestão com cerca de 25 anos de experiência ocupando posições de gestão sênior (direção, gerência) em análise e inteligência de negócio e cientista de dados em Big Data & Advanced Analytics, posições de consultoria em gestão (PwC) e cargos técnicos (Consultoria). Experiência em lançar novos produtos, serviços e unidades de negócios ligados a tecnologia da informação e saúde, prestando serviços de consultoria com entrega de projetos no Brasil, América Latina e México. Tem experiência Business Intelligence (BI), Analytics, ETL, SEO e projetos estratégicos. Head Business Analytics (BA) & Big Data na MCPartners Neste período atendeu clientes como: HIFsaúde, MCPartners, PWC Consulting, Ultragaz, Femsa Coca-Cola, Pernod Ricard, Europraxis, Telefonica, Indra, Vivo, Itaú Unibanco, Entrei.net, Voith Simens, Sonda Procwork, Credicard S/A, Novartis, Grupo SBT, Asea Brown Boveri (ABB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.